Junto ao crescimento nas
operações portuárias no Brasil, o Porto de Suape elevou em 5,2% a movimentação
de carga entre janeiro e outubro deste ano, comparado ao mesmo período do ano
passado.
O total movimentado foi de
20.985.821 de toneladas. Entre os meses com maior movimentação, agosto se
destacou com a movimentação de 2.670.132 de toneladas. Além disso, o número de
atracações também cresceu, com alta de 10% (1.381 embarcações dos mais diversos
tipos e tamanhos). Com esse desempenho crescente, Suape mantém a sua posição
como o sexto porto público mais movimentado do país.
“Os números são bastante
positivos e reafirmam a importância do Porto de Suape como um dos principais e
mais movimentados terminais portuários do país. Mas estamos mirando mais alto.
Os investimentos que a gestão Raquel Lyra vem fazendo em infraestrutura
portuária vai ampliar ainda mais a capacidade operacional de Suape e assegurar
um crescimento maior nos próximos anos”, ressaltou o secretário de
Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti.
Segundo o Anuário Estatístico da
Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a operação de carga
conteinerizada foi a que mais cresceu em relação ao ano passado, com alta de
23%, o que totaliza, nesse período, 528.258 TEUs (unidade equivalente a 20 mil
pés). Isso se deve ao fato de o Porto de Suape ser uma das escalas, desde 27 de
julho, da rota comercial entre Singapura e o Nordeste brasileiro, com paradas
em complexos portuários da China, do Caribe e de outros atracadouros da
região.
Esse dia marcou a chegada do MSC
Orion ao Porto. O navio de categoria mundial e com 366 metros de comprimento
foi o maior já recebido pelo porto pernambucano. A operação ocorreu no
Terminal de Contêineres (Tecon Suape). Com isso, o registro da chegada de
outros New Panamax, como são categorizadas essas embarcações, aconteceu nos
meses seguintes, até a estreia oficial do serviço Santana, com a atracação do
MSC Juliette, em 7 de novembro, dia em que o atracadouro completou 46 anos de
existência.
A rota é explorada pela MSC
Mediterranean Shipping Company S.A, uma das gigantes mundiais do setor de
transporte marítimo. “Suape se posiciona como porta de entrada de contêineres
de longo curso na região, trazendo mais competitividade para os exportadores e
importadores. Trata-se de uma grande conquista para Pernambuco e as
perspectivas são as melhores possíveis com a melhoria de nossa infraestrutura,
a exemplo das obras de dragagem e de recuperação do molhe de abrigo”, pontua o
diretor-presidente da estatal portuária, Marcio Guiot.
Carga geral solta
Totalizando 492.208 toneladas, a
movimentação de carga geral solta teve aumento de 13,9%. Esse segmento é
composto por açúcar ensacado, chapas e bobinas de aço; veículos, aerogeradores,
vergalhão e tarugo de aço, além de grandes peças para a indústria. Em termos
quantitativos, por exemplo, o hub de veículos movimentou no período 66.874
unidades, com destaque para os exemplares da BYD (Build Your Dreams), gigante
chinesa de carros elétricos e híbridos.
Granéis líquidos
Já o carro-chefe do complexo
portuário, a operação de granéis líquidos (petróleo e derivados) se manteve
estável entre janeiro e outubro, com um pequena oscilação para baixo em relação
a 2023 (-0,7%). Em 2023, esse tipo de material movimentou 13.735.135 toneladas,
o que representou 65,4% do total de carga.
O atracadouro pernambucano é o
líder nacional nesse tipo de operação, além de liderar o transporte de
cabotagem entre os portos públicos do país e ocupar a primeira posição na
movimentação de contêineres na região Nordeste.
Fonte: Diário de Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário