Chuvas reduzem focos de incêndio e fumaça em São Paulo; Lula e Marina fazem reunião de emergência no Ibama para discutir queimadas

Imagem: Lourival Izaque / AFP

 

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) de São Paulo divulgou boletim na manhã deste domingo (25) com informações sobre frente fria e chuvas no estado. Nesse sábado, o governo de SP chegou a registrar mais de 40 focos de incêndio e fumaça intensa em várias regiões. A atuação das equipes de combate ao fogo e as chuvas alteraram a situação e ainda à noite os focos já tinham caído pela metade.

A previsão para hoje é de céu encoberto com chuva intermitente e sensação de frio. A temperatura mínima fica em 10°C e a máxima não supera os 14°C. Os índices de umidade do ar se mantêm elevados com os menores valores acima dos 75%, indicando melhora na qualidade do ar.

 Segundo a equipe de meteorologia do CGE da Prefeitura de São Paulo, o ar gelado de origem polar derruba literalmente as temperaturas, principalmente entre o domingo e a próxima quinta-feira (29). A Defesa Civil Municipal decretou estado de alerta para baixas temperaturas a partir da madrugada de domingo (25).


Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, neste domingo (25/8), de uma reunião na sala de situação do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, também está presente.

“Eu fui uma vez com a Marina em Roraima e no Amapá. A gente acaba de apagar o fogo, você vira as costas e ele volta de novo, maior ainda. Ai você apaga outra vez e ele volta outra vez”, declarou Lula durante a reunião.

Reportagem para o Diário de Pernambuco. Disponível em: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/brasil/2024/08/chuvas-reduzem-focos-de-incendio-e-fumaca-em-sao-paulo.html https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/politica/2024/08/lula-e-marina-fazem-reuniao-para-discutir-sobre-as-queimadas.html

Nenhum comentário:

Videos reportagem