Imagem: Sebrae / Divulgação |
Com a
chegada das eleições, o Sebrae-PE lançou recentemente o guia “Eleições 2024:
candidato parceiro dos pequenos negócios”. O objetivo da iniciativa é fomentar
a presença do empreendedorismo nas campanhas de governo dos candidatos às
prefeituras. As micro e pequenas empresas representam mais de 87% dos negócios
ativos em Pernambuco, sendo as principais geradoras de renda do estado.
Dados
do Caged mostram que, apenas no primeiro semestre deste ano, os pequenos
negócios foram responsáveis pela geração de 22 mil empregos formais em
Pernambuco. Inclusive, de acordo com dados do Sebrae, RFB, Fundação Getúlio
Vargas (FGV) e Ministério do Trabalho (Caged), 91% das empresas brasileiras são
pequenos negócios, representando 80,9% dos empregos formais e 29,5% do PIB
nacional.
Por
meio do material, o Sebrae aponta propostas que envolvem diversas categorias
como: cooperativismo e crédito, empreendedorismo feminisno e diversidade,
microempreendedor individual (MEI), inovação, entre outras.
O
Superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra destaca que os candidatos
interessados em discutir ações de empreendedorismo para seus planos de governo
podem contar com o suporte da instituição nessa jornada. “Nós temos certeza de
que podemos trabalhar juntos pelo desenvolvimento das nossas comunidades por
meio de parcerias com o poder público. Conseguimos perceber excelentes
resultados, em todas as regiões de desenvolvimento do estado, que surgiram a
partir dessa atuação conjunta”, afirma.
O guia
“Eleições 2024: Candidato parceiro do pequeno negócio” está estruturado em 65
pautas que podem ser incorporadas aos planos de governo, com o objetivo de
impulsionar pequenos negócios locais. As propostas estão divididas por áreas.
No campo das compras governamentais, por exemplo, uma das ideias é a
priorização dos pequenos negócios locais e regionais nas compras do município.
O material está disponível para download no portal
do Sebrae/PE.
Como forma
de incentivar as prefeituras em todo o Brasil, o Sebrae realiza o Prêmio
Prefeitura Empreendedora. Com a iniciativa, a entidade fomenta o ambiente de
negócios e o empreendedorismo regional apoiando projetos de soluções inovadoras
de prefeituras, que podem servir como inspiração para outros municípios.
A
gerente de Políticas Públicas do Sebrae-PE, Priscila Lapa, explica que as
inscrições acontecem a cada dois anos e duram cerca de cinco meses. As
prefeituras habilitadas recebem visitas técnicas e passam por um processo de
seleção. Ao final, passam por julgamento, e no ano seguinte, concorrem à
premiação que acontece nas etapas estadual e nacional.
“O
espírito do prêmio é reconhecer as iniciativas que promovem de fato a melhoria
no ambiente de negócio, o fomento ao empreendedorismo e as ações voltadas para
o pequeno negócio local”, explica Priscila.
Ainda
de acordo com a gerente, boa parte dos projetos que concorrem de alguma forma
já receberam algum tipo de incentivo do Sebrae, como aporte de consultoria.
Porém, em vários casos o Sebrae não é o parceiro mais importante. “O prêmio
acaba sendo parte de um ciclo maior, porque a gente atua no município propondo
ações e o prêmio é só um reconhecimento. Depois dele, fazemos uma devolutiva
nos municípios para apresentar quais são os pontos de melhoria dos projetos e
identificar onde o Sebrae pode continuar apoiando”, finaliza.
Um dos
vencedores da X edição (2017-2019), foi o município de Petrolândia-PE, com um
projeto voltado para o setor produtivo das tilápias no município. “O Sebrae
procurou trabalhar o empreendedorismo dando alternativas, por exemplo,
mostrando o que podia ser feito com o couro do peixe e com as sobras da
produção”, recorda Priscila Lapa sobre o programa desenvolvido na cidade, no
setor de de Desenvolvimento da Piscicultura.
Entre
os resultados, Petrolândia conquistou o fortalecimento das associações de
produtores, aumentando assim a competitividade. Entre outros incentivos para
impulsionar a produção local, a cidade também foi contemplada com a realização
de um festival gastronômico em parceria com o Sebrae-PE, tendo a tilápia como
foco.
Reportagem de Thatiany Lucena para o Diário de Pernambuco.
Disponível em: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/economia/2024/08/sebrae-lanca-guia-com-sugestoes-para-candidatos-interessados-em-fortal.html
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