Uma mulher na presidência do Tribunal de Contas

 

A Ministra Ana Arraes toma posse hoje do cargo de presidente do Tribunal de Contas da União, e só pelo posto já vale um artigo. Primeiro: Dona Ana como carinhosamente a chamava Eduardo Campos, será a primeira mulher a comandar o tribunal.

O Tribunal de Contas da União (TCU) é instituição brasileira prevista na Constituição Federal para exercer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e administração indireta, quanto à legalidade, à legitimidade e à economicidade e a fiscalização da aplicação das subvenções e da renúncia de receitas.Auxilia o Congresso Nacional no planejamento fiscal e orçamentário anual.



Tem suas raízes no Erário Régio ou Tesouro Real Público, criado pelo então príncipe-regente Dom João, mediante alvará de 28 de junho de 1808, em que no seu título VI, segundo Agenor de Roure, traz como a origem do Tribunal de Contas no Brasil.

A pernambucana Ana Arraes foi indicada ao TCU pela Câmara dos Deputados, em 2011, para a vaga aberta pela aposentadoria do ministro Ubiratan Aguiar. A nova presidente da Corte de Contas é filha do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes de Alencar e de Célia de Souza Leão Arraes de Alencar. Ana Arraes é formada em Direito e foi deputada federal por seu Estado de 2007 a 2010. 

Ela é mãe do ex-governador Eduardo Campos, falecido em 2014 e avó do Prefeito eleito do Recife, João Campos. 

Nenhum comentário:

Videos reportagem