No último dia 06 de março o Maracatu Coração Nazareno da AMUNAM participou de uma gravação para ser exibida na TV Pernambuco e na TV Universitária realizada pelo Programa Pé na Rua.
O Pé na Rua é dirigido e apresentado pelo defensor de direitos humanos Ivan Moraes Filho, é sempre gravado em lugares diferentes, adotando uma linguagem popular , que quer dá voz à população das periferias.
Desta vez a equipe da atração pôde conhecer de perto o trabalho desenvolvido há 25 anos pela AMUNAM ( Associação das Mulheres de Nazaré da Mata ) através de sua coordenadora executiva Eliane Rodrigues , bem como a força do único maracatu composto exclusivamente por mulheres, o Maracatu Feminino Coração Nazareno da Instituição que já tem nove anos de história.
Eliane Rodrigues , idealizadora e coordenadora executiva da entidade contou com entusiasmo e emoção a iniciativa de fundar o Maracatu, as dificuldades enfrentadas e as vitórias alcançadas.
"Essa história começou de uma discussão das mulheres que não podiam fazer parte de uma cultura como o maracatu, então com esse trabalho nosso de fortalecimento e empoderamento das mulheres ( Desenvolvido na AMUNAM ) a gente também decidiu em dizer que nós também teríamos condições de fazer cultura com tanta qualidade como os homens". Contou.
A coordenadora também ressaltou não ter sido fácil no início, onde teve de enfrentar várias barreiras, mas que contou com o apoio de mestres como João Paulo e o saudoso mestre Salustiano.
Para as caboclas Marinalva Isabel e Cleide Bahé é um orgulho e conquista fazer parte de um maracatu exclusivo de mulheres como o Maracatu Feminino Coração Nazareno da AMUNAM .
Confira o Programa Pé na Rua sobre o Coração Nazareno
Um comentário:
posso dizer que todas são muito guerreiras.tive a oportunidade de conhecer o trabalho de vocês,e posso afirma que todas vocês são mulheres vitoriosas,pois não é facil ter tarefas domesticas há fazer,cuidar de filhos e marido,e ao mesmo tempo ter forças para lutar contra o proconceito e o machismo, muitos até dentro da propria casa. Mas não vamos baixar as nossas cabeças e nem muito menos para de lutar,afinal a pessoa mais importante do nosso pais hoje é uma mulher. ass:jaciane
Postar um comentário