Maracatu Feminino Coração Nazareno leva aulas-espetáculo a escolas públicas de Pernambuco


 

O Maracatu Feminino de Baque Solto Coração Nazareno, criado em Nazaré da Mata e único do país formado exclusivamente por mulheres, realiza entre os dias 26 e 28 de agosto uma série de aulas-espetáculo em escolas públicas da Mata Norte, Agreste e Sertão de Pernambuco. Intitulado “A Resistência Feminina no Maracatu Rural”, o projeto vai aproximar estudantes da história e dos bastidores dessa manifestação cultural, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Iphan.

A programação inclui momentos teóricos e práticos conduzidos pela Mestra do Apito, Mestra Cabocla, pelo Terno de sopro e percussão e pelas brincantes, entre elas as tradicionais caboclas de lança. Como encerramento, os alunos participarão de um arrastão junto ao grupo, vivenciando a música, a dança e a força simbólica do Maracatu Rural. A iniciativa também marca os 21 anos de fundação do Coração Nazareno, idealizado em 2004 pela Associação das Mulheres de Nazaré da Mata (AMUNAM).

Além da circulação em escolas, o projeto terá um desfecho especial no dia 1º de setembro, com apresentação na UPE – Campus Mata Norte e arrecadação de alimentos para a AMUNAM. Todas as atividades contam com acessibilidade em Libras e contam com incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco. Segundo a produção, a turnê busca fortalecer a presença feminina nas tradições populares e formar novas plateias para o Maracatu de Baque Solto.

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira (26/08/2025) – 10h30

Nazaré da Mata (Mata Norte) - Escola Dom Carlos Coelho

Terça-feira (26/08/2025) – 16h30

Lagoa do Carro (Mata Norte) - EREM Dr. Francisco Siqueira Carneiro da Cunha

Quarta-feira (27/08/2025) – 10h30

Caruaru (Agreste Central) - EREM Professor Mário Sette 

Quinta-feira (28/08/2025) - 10h30

Arcoverde (Sertão do Moxotó) - EREM Carlos Rios

Segunda-feira (01/09/2025) – 19h30

Apresentação Especial – contrapartida social

Nazaré da Mata - UPE Campus Mata Norte

Fonte: CNN Recife.

Nenhum comentário:

Videos reportagem