Mais de 65
mil pessoas visitaram a Campus Party Nordeste, sendo que deste público, 5 mil
foram estudantes que participaram através das secretarias de Ciência,
Tecnologia e Inovação (Secti) e a de Educação e Esportes, segundo a gestão
estadual.
O Governo do
estado aplicou R$ 7,5 milhões no evento, que voltou a Pernambuco depois de nove
anos. A Campus Party foi realizada por cinco dias na Arena de Pernambuco, em
São Lourenço da Mata, no Grande Recife.
A gestão
estadual esteve presente em palestras, na comissão julgadora do hackathon e nas
atividades de interação com o público, além de promover um espaço de
acolhimento, relaxamento, entretenimento e conhecimento das ações estaduais nas
áreas de ciência, tecnologia e inovação.
"A
Campus foi realizada com o apoio de vários parceiros e, principalmente, com o
apoio do Governo do estado de Pernambuco, um grande patrocinador deste evento.
Aqui foram várias atividades. Tivemos a robocore, que foi uma batalha de robôs,
a gente teve a arena de drones, tivemos o Printer Chef, que é a impressão em
impressora 3D de alimentos, várias palestras com vários influenciadores e nomes
importantes da área da ciência, tecnologia e inovação", pontuou a
secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricelia Montenegro
O secretário
executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Kenys Bonatti comentou sobre o
balanço da edição deste ano.
"A
gente faz um balanço muito importante e encerramos com a certeza de que, junto
com a Campus Party, nós conseguimos reposicionar Pernambuco na discussão de
inovação no Nordeste e no país", destacou o secretário executivo de
Ciência, Tecnologia e Inovação, Kenys Bonatti.
Lounge
Durante a
Campus Party, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE) disponibilizou
um espaço interativo e acolhedor para os visitantes do Festival. O espaço de
150 metros quadrados disponibilizou jogos de mesa e videogame, puffs e estações
para carregar celulares, água, refrigerante e café.
De acordo
com o chefe de Gabinete da Secti/PE, Aluizio Guimarães, o stand institucional
do Governo de Pernambuco foi inspirado no conceito de lounge, voltado
prioritariamente ao público que esteve presente na Campus Party.
"Nele
os jovens tiveram acesso a games de última geração, como aqueles que utilizam a
Realidade Virtual ou outros que lêem os movimentos. Entre um refrigerante e um
bate-papo, o habitué do stand do Governo também teve a possibilidade de
usufruir de tótens para carregamento de dispositivos móveis, jogos de tabuleiro
e confortáveis pufes que ajudaram a abrigar, neste ambiente, mais de 8 mil
visitantes por dia", explicou.
"Acreditamos
que a partir deste ambiente conseguimos comunicar à população de Pernambuco e
aqueles que aqui estiveram, a nossa principal mensagem enquanto uma Secretaria
de Ciência, Tecnologia e Inovação, pois acreditamos que o futuro começou ontem
e é por isso que a gente olha pro amanhã. Nosso stand demonstrou isso, nosso
compromisso, capitaneado por nossa governadora e orquestrado por nossos secretários,
é o de trazer o futuro pro presente pois esse será o melhor presente para o
futuro", finalizou.
Fonte: Diário de Pernambuco
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