Governadora Raquel Lyra participa da inauguração de subestação de energia no Agreste do Estado

Imagem: Miva Filho/Secom

 

O Governo do Estado anunciou, nesta quarta-feira (31), que a governadora Raquel Lyra (PSDB) e sua vice, Priscila Krause (Cidadania), participaram da inauguração da Subestação Mundaú, em Garanhuns, no Agreste do Estado. 

Segundo o governo, o equipamento vai ampliar a oferta de energia ao setor produtivo. Com investimento total de mais de R$ 27 milhões pela Neoenergia Pernambuco. 

Com isso, a previsão é que aproximadamente 60 mil pessoas das cidades de Garanhuns, Brejão e São João, todos na região Agreste, sejam beneficiadas. 

De acordo com o governo, a nova unidade vai promover mais qualidade, confiabilidade e continuidade no fornecimento energético para as localidades. Na ocasião, a governadora descerrou a placa de inauguração da subestação e visitou o novo espaço. 

“A Neoenergia vem aqui com o seu compromisso, pactuado com o Governo de Pernambuco e com a população do nosso Estado, investindo no fortalecimento da nossa rede elétrica, da capacidade de transmissão de energia e de estabilidade no fornecimento dessa energia. E isso vem sendo feito em todo Pernambuco, fomentando e garantindo mais infraestrutura para todas as regiões de desenvolvimento do nosso Estado, com os nossos arranjos produtivos”, destacou a governadora Raquel Lyra. 

Ainda segundo a gestão estadual, com a incorporação da nova estrutura e reforço do sistema elétrico, as cidades do Agreste estarão ainda mais preparadas para receber novos empreendimentos de diversos segmentos econômicos, sejam grandes parques industriais ou empresas de médio porte. 

“A subestação integra o ciclo de investimentos de R$ 5,1 bilhões da Neoenergia em Pernambuco até 2028, anunciado em abril deste ano”, destacou o governo, por meio de nota. 

O presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral, enfatizou a importância da nova subestação para o setor produtivo, como a atividade agropecuária. “A subestação beneficia não só aqui, o município de Garanhuns, mas também um trecho do Agreste, na medida em que fornece mais capacidade de energia e, como o vetor de todo o desenvolvimento que a energia é, traz a capacidade de novos empreendimentos se instalarem”, afirmou. 

Segundo o governo, a Subestação Mundaú está construída em uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados e está ligada a três linhas de subtransmissão, que reforçarão o sistema elétrico da região. 

“A potência inicial da unidade é de 20 MVA, mas com a possibilidade de chegar a 53,2 MVA. A nova subestação está dotada de equipamentos com tecnologia de ponta e automatização, que permitem o monitoramento e a gestão do empreendimento à distância, diretamente do Centro de Operações Integradas (COI), no Recife”, destacou a gestão estadual em nota. 

Reportagem de Wilson Maranhão para o Diário de Pernambuco. Disponível em:

https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/vidaurbana/2024/07/governadora-raquel-lyra-participa-da-inauguracao-de-subestacao-de-ener.html

Nenhum comentário:

Videos reportagem