Professor de jiu-jítsu condenado por estupro recebe permissão da Justiça para participar de campeonato

Imagem: Reprodução

 

O professor de jiu-jítsu Emanuel Adelino da Silva, que foi condenado em 2023 por estuprar uma aluna de 13 anos, recebeu uma autorização da Justiça para disputar o campeonato estadual do esporte, no Recife, no sábado (27) e domingo (28). A permissão foi concedida por uma juíza do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Na decisão, a juíza Orleide Roselia Silva acatou o pedido da defesa e da federação e destacou que o esporte é uma das atividades que permite a ressocialização de presos. Além disso, o documento deixa claro que o professor tinha que voltar ao presídio após cada participação no campeonato.

A competição em que o professor participou é realizada pela Federação de Jiu-Jítsu do Estado de Pernambuco (FJJPE) no Ginásio da Secretaria de Educação de Pernambuco, no bairro da Várzea, na Zona Oeste da capital. Quando Emanuel entrou no local, houve manifestação da plateia, que vaiou o professor.

Os integrantes da plateia estavam munidos de cartazes que pediam respeito às mulheres e crianças e exigiam respeito. A torcida também vaiou o professor de  jiu-jítsu, que perdeu a primeira disputa.

Ao Diário de Pernambuco, o TJPE informou que não poderia repassar detalhes do caso pois “os processos e procedimentos que tratam de crimes contra a dignidade sexual, bem como os que envolvem menores de idade, tramitam em segredo de justiça, com o objetivo de preservar a intimidade da vítima. O procedimento tem como base o Artigo 234-B do Código Penal Brasileiro, que determina sigilo nos casos de apuração de crimes contra a dignidade sexual e que envolvem violência doméstica”.

 A  Federação de Jiu-Jítsu do Estado de Pernambuco emitiu uma nota informando que Emanuel não faz mais parte da instituição e que não pode participar de futuros campeonatos.

Emanuel Adelino da Silva, mais conhecido como Banguelo, foi condenado a 15 anos e 9 meses de prisão no dia 19 de junho de 2023 por ter estuprado uma menina de 13 anos. O crime aconteceu por volta das 19h do dia 8 de julho de 2021 e a vítima era uma das alunas dele.

As aulas de artes marciais eram feitas em São Lourenço da Mata, mas no dia do crime, Emanuel levou a vítima para uma academia na Ilha do Leite, no Recife, com a justificativa de que iria fazer um treino para ela. 

Na volta para casa, o professor ofereceu carona para a vítima e passou a assediá-la já dentro do veículo. Emanuel chegou a mostrar vídeos dele com outras meninas em um motel. Após isso, tirou as roupas da adolescente e a estuprou. Segundo os autos do processo, ele ameaçou a vítima dizendo que iria matá-la caso ela contasse o ocorrido para alguém.

Reportagem de Adelmo Lucena para o Diário de Pernambuco. Disponível em:

https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/vidaurbana/2024/07/professor-de-jiu-jitsu-condenado-por-estupro-participa-de-campeonato.html

Nenhum comentário:

Videos reportagem