A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) apresenta o Programa de Prevenção, Mobilização e Enfrentamento da Violência contra a Mulher. A ação prevê parcerias estratégicas com uso da tecnologia da informação para ampliar o engajamento e aumentar a capilaridade da rede no Estado. A SecMulher-PE através das instituições de ensino superior, Sindicato dos Advogados de Pernambuco (SINDAPER), Sindicato dos Agentes de Saúde, voluntariado, parcerias com instituições públicas e privadas, organismos municipais, estaduais, federais e a sociedade civil organizada pretende fortalecer as ações da rede para enfrentar a violência contra a mulher. O anuncio foi feito nesta quinta (13), no 1º Encontro da Câmara Técnica para o Enfrentamento da Violência de Gênero contra a Mulher-2023.
A secretária da Mulher de Pernambuco, Regina Célia Almeida, retoma as atividades da Câmara Técnica também com a proposta da criação do Sistema de Gestão da Violência de Gênero, pelo Lócus Cidades Inteligentes, e indicada à secretaria a partir da atuação de prospecção da Usina Pernambucana de Inovação, hub de inovação coordenado pela Secti/PE. Outra ferramenta proposta é a criação de Dashboard - plataforma com indicadores específicos sobre violência de gênero em parceria com a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE/GACE).
A secretária estadual da Mulher, Regina Célia, esclarece que o uso da tecnologia a favor das mulheres pretende identificar o perfil das vítimas de violência com localização, rastreamento, além da posição também de onde o agressor reincidente se encontra. “O nosso objetivo é chegar às mulheres antes do autor da violência”. Ela explica ainda que as principais entradas das mulheres no sistema será através dos Centros Especializados de Atendimento às Mulheres (CEAMS), cadastro dos programas de prevenção do Estado e organismos municipais de políticas públicas para as mulheres.
O diretor de Invoação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Hugo Medeiros, falou da importância de dar maior efetividade aos serviços públicos através da tecnologia da informação promovendo a centralização de dados em uma só plataforma no intuito de impulsionar a administração pública na apropriação, no desenvolvimento e na difusão de tecnologias. As iniciativas da SecMulher-PE têm como enfase a intersetorialidade.
A Câmara Técnica é coordenada pela Secretaria da Mulher de Pernambuco em parceria com representantes das secretarias de Defesa Social – SDS (DASDH, CIODS, COPOM, DPMUL, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar), Justiça e Direitos Humanos – SJDH (SERES, GEPAIS, Patronato Penitenciário, CEAV e CECH), Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e Prevenção às Drogas (SDSCJ), Educação e Esportes (SEE), de Saúde (SES), Planejamento Gestão e Desenvolvimento Regional (SEPLAG), Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e Vice-governadoria do Estado de Pernambuco.


Nenhum comentário:
Postar um comentário