Prefeitura de Nazaré da Mata volta atrás, e desiste de demolir o icônico Parque dos Lanceiros

 


Depois da polêmica, o Secretário garantiu blog #OxeRecife que “o parque não sofrerá nenhum tipo de mudança”. E ratificou: “Ele permanecerá do jeito que está, apenas estamos dando um novo visual ao mesmo, com pintura nova em arte visual e melhorias nos banheiros”.   Confirmou, no entanto, que realmente a Prefeitura pensou em acabar com o chamado “cuscuz”,  parte mais elevada do Parque, onde ficam as esculturas do artista Cavani Rosas, que ameaçou processar a Prefeitura, caso suas obras fossem derrubadas. As esculturas reproduzem, em tamanho gigante, os caboclos de lança e outros personagens do também chamado maracatu de baque solto, tão característico de Nazaré da Mata, que fica a 61 quilômetros do Recife. Vejam o que diz o Secretário de Cultura:
“Primeiro, tínhamos realmente a intenção de demolir o cuscuz, para deixá-lo plano, a fim de acomodar melhor as pessoas, em nenhum momento foi dito que o parque seria todo demolido”, afirmou. Porém um vídeo que circulou nas redes sociais, durante o carnaval, mostra o Secretário dizendo que “isso tudo aqui será demolido”. A  intenção da Prefeitura só ganhou uma posição a favor, a da leitora Miriam Ribeiro da Silva. “Esse parque é muito mal feito, pois o lugar era espaçoso, mas não planejaram direito, deixando o terreno que era plano totalmente inadequado para eventos”. No geral, no entanto, choveram protestos contra a demolição, como o do jornalista Rossini Barreira:


E também o que não faltou foi crítica à decisão tão desastrada,  anteriormente anunciada pela Prefeitura, por intermédio do Secretário de Cultura. “O Prefeito e o Secretário precisam ser afastados por burrice e incompetência. Um prefeito sem rumo e um secretário sem cultura”, acusou o professor Emanoel Correia. “Um absurdo sem tamanho, esse povo não tem a menor noção de cultura”, completou o engenheiro  Denaldo Coelho, do mesmo Bora Preservar, do qual Emanoel também faz parte. “Eles vão mexer onde não devem, querem demolir o que está funcionando”, protestou a arquiteta Vitória Andrade. “O que eles querem fazer é uma atrocidade, um desrespeito à cultura e às tradições”, afirmou Patrícia Figueiredo.


“O trator descultural demolindo o Espaço de Cultura Popular do Maracatu de Baque Solto, que é um símbolo de resistência na Região Canavieira”, reclamou o compositor Maurício Cavalcanti. “Um grande problema é a desvalorização da cultura, da história, da memória, da arte”, lembra o leitor José Edmilson. Sinceramente, fiquei feliz de ver como a cultura é tão importante para tanta gente.

Fonte: Oxe Recife

Nenhum comentário:

Videos reportagem