Com baixa cobertura vacinal, um possível surto de sarampo acende alerta de infectologistas.

 



A Superintendente de Imunização de Pernambuco, Ana Catarina de Melo fez alerta sobre possibilidade de surto da doença em Pernambuco

O recuo na cobertura vacinal brasileira nos últimos dois anos acende um alerta de risco iminente de surto de sarampo. A doença já eliminada no país preocupa os infectologistas.

 Causada por um vírus que o Brasil vem cambaleando no combate, a doença se espalha rapidamente e pode ser letal, é o que explica a Superintendente de Imunização de Pernambuco, Ana Catarina de Melo.

 Em 2016, a Organização Pan-americana de Saúde concedeu um certificado  de erradicação da doença, que dois anos depois foi perdido.

 Atualmente a única forma de combater a doença é através da vacinação, que no momento se encontra em apenas 21% de cobertura. O ideal mínimo segundo a Ana Catarina é de 95%, e para isso ações das secretarias municipais são fundamentais para aumentar o índice de vacinação.

 Vale lembrar que o sarampo se espalha pelo ar, através de gotículas respiratórias produzidas ao tossir ou espirrar. Seus sintomas se manifestam entre dez a 12 dias após contágio. Em crianças pequenas a infecção viral é grave.

https://www.cbnrecife.com/artigo/com-baixa-cobertura-vacinal-surto-de-sarampo-acende-alerta-de-infectologistas


Nenhum comentário:

Videos reportagem