Pequenas mudanças na rotina podem ajudar a economizar combustível e energia elétrica; saiba como

 

A alta da inflação e o reajuste em vários itens como diesel, gasolina e energia elétrica levaram os brasileiros a buscar novas formas de economizar e diminuir o impacto das contas no orçamento familiar. Em alguns casos, especialistas apontam que pequenas adequações já podem fazer a diferença no resultado final. 

O professor de física Wendel Hommel traz dicas práticas que podem auxilizar quem está querendo economizar.

AUTOMÓVEIS

A atenção precisa ir da calibragem dos pneus, que devem estar sempre de acordo com as indicações contidas no manual, pois pneus baixos aumentam o atrito com a pista, gerando aumento no consumo de combustível; até a utilização dos vidros fechados pode evitar que a força de arrasto do ar entre pelas janelas.

Evite acelerações bruscas. Acelerar fundo pode trazer fortes emoções, mas gera aumento no consumo de combustível, já que exige a realização de grande trabalho pelo motor em um curto intervalo de tempo. Portanto dirija com parcimônia, se antecipando às demandas do trânsito.Manutenção sempre em dia. Peças gastas e defeituosas fazem o motor trabalhar com maior dificuldade, exigindo mais dele. Sempre que o motor é mais exigido, há aumento no consumo de combustível.

Ar-condicionado apenas em última instância. Ligar o ar-condicionado aumenta, em média, o consumo em 10%. Além disso, quando ligado ele reduz a potência disponível para o carro se mover. Dessa forma, se você ligar o ar e quiser que o carro entregue o mesmo rendimento, você terá que pisar ainda mais fundo. De modo geral, se estiver em velocidades baixas é mais econômico janelas abertas e ar condicionado desligado, mas em velocidades mais altas, prefira ligar o ar e fechar as janelas.https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/economia/2022/01/pequenas-mudancas-na-rotina-podem-ajudar-a-economizar-combustivel-e-en.html

Nenhum comentário:

Videos reportagem