Após vivenciar momentos difíceis com a restrição na circulação de pessoas e quedas significativas nas vendas, o comércio pernambucano encerra o ano consolidando um processo de retomada econômica. Durante os festejos de dezembro, mês que é tradicionalmente positivo para o setor, a movimentação de clientes traz otimismo para o próximo ano. De acordo com a Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce), a estimativa é fechar o ano com alta de até 15% nas vendas em comparação com o ano passado.
Para o presidente da associação, José Luiz Muniz, o resultado está dentro do esperado. “Considerando o aumento do fluxo de clientes desde o início de dezembro, é um bom cenário, mesmo considerando a inflação. A volta do consumidor às lojas é um reflexo da confiança e de ter mais gente vacinada, ou seja, com mais segurança para todos”, comentou. Para ele, a perspectiva para o começo do ano é animadora. “O setor sofreu bastante nestes últimos dois anos. Mas, vamos poder recuperar, aos poucos, boa parte das perdas ocorridas no período”.
A opinião é compartilhada pela gerente de marketing do Shopping Boa Vista, Tárcia Galvão. “O fluxo e o faturamento de 2021 superaram os do ano de 2020 em aproximadamente 40% e se igualaram aos resultados de 2019. A expectativa para o próximo ano é que iremos efetivamente retomar o nosso crescimento, porque esse avanço que tivemos foi a recuperação de mercado que perdemos lá trás com a pandemia”, afirmou.
Em Petrolina, no Sertão do estado, o River Shopping registrou uma movimentação acima do esperado. A gerente de marketing do mall, Monique Almeida, projetou um crescimento para o próximo ano. “Analisando os últimos meses, mesmo com a pandemia, o River deverá ter em 2022 um crescimento em torno de 12% em relação a 2021”, observou.
No Shopping Costa Dourada, a expectativa é que a retomada das obras da refinaria Abreu e Lima auxilie no crescimento do centro de compras. "Em 2021 tivemos um crescimento mais lento, uma retomada ao ano de 2019. O cenário de positividade para 2022 se complementa pela ampliação do atacarejo Arco-Vita e pela inauguração das operações Uninassau e o home center Tupan”,
Fonte:https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/economia/2021/12/com-boa-movimentacao-no-final-de-ano-comercio-pernambuco-vive-expecta.html


Nenhum comentário:
Postar um comentário