.

.

Professores reivindicam fechamento de escolas até que docentes e profissionais sejam vacinados

 

Sindicato dos Profissionais em Educação do Recife colocaram faixas nas pontes do Centro como forma de conscientizar a população.


Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Professores da rede municipal do Recife realizaram um ato simbólico, nesta segunda-feira (22), na frente da sede dos Correios da Avenida Guararapes, no Centro do Recife. A categoria reivindica o fechamento das escolas até que os docentes e profissionais da rede escolar sejam vacinados.

Membros do Sindicato dos Profissionais em Educação do Recife (Simpere) colocaram faixas nas pontes do Centro como forma de conscientizar a população. Além das faixas, o sindicato tem realizado outras ações de conscientização, como carros de som circulando pelas cidades e anúncios em TVs e rádios.

Outro ponto destacado pelo Simpere é a ausência de estrutura adequada para o recebimento dos alunos. "É uma temeridade a retomada das aulas presenciais nessas condições, em um momento de alta da pandemia na cidade", afirmou Cláudia Ribeiro, coordenadora geral do Simpere. "As escolas não têm estrutura para receber as crianças, e o Recife enfrenta ainda um problema de abastecimento de água, o que dificulta ainda mais a questão da higienização", emendou Ribeiro.

Sem sentir segurança com as aulas presenciais durante a pandemia, Rosana Souza, que é mãe de uma aluna da rede municipal, afirmou que a filha só vai para a escola com uma política de vacinação definida. "Crianças, principalmente as pequenas, não tem a consciência necessária de respeito às normas de distanciamento. Vão querer brincar, abraçar, ficar perto, e isso é um risco. Sem vacina, não tem condição de uma retomada presencial", disse Rosana.

O posicionamento do Simpere é de que as aulas remotas sejam mantidas. "Aulas remotas, com garantia de equipamentos e acesso a internet para a comunidade. É importante mencionar também que durante todo esse tempo de pandemia, nós, professores,  fizemos todo o esforço para fazer o conteúdo chegar na casa das crianças de forma decente", finalizou Cláudia Ribeiro.

Por meio de nota, a Secretaria de Educação do Recife informou que segue com o processo de preparação da rede municipal de ensino para a retomada das aulas presenciais, em conformidade com autorização do Governo do Estado de Pernambuco para o reinício gradual dessas atividades nas escolas municipais a partir do dia 1º de março. 

"A Secretaria de Educação do Recife destaca que não há, neste momento, definição da data para o início da retomada das aulas presenciais na rede do Recife, e que este anúncio deve acontecer em breve", diz o documento.

Fonte: Folha PE

Nenhum comentário:

Videos reportagem