Feminicídios caem 50% em Pernambuco em julho, aponta balanço da SDS

O número de feminicídios em Pernambuco caiu 50% no comparativo entre os meses de julho de 2020 e julho de 2019. Segundo o balanço da Secretaria de Defesa Social (SDS), divulgado no último sábado (15), foram três mortes de mulheres pela condição de gênero em julho deste ano no Estado e seis no mesmo mês do ano passado.

Segundo a SDS, também houve redução no número de registros de estupro e violência doméstica. A queda nas ocorrências de estupros foi de 40,18% - de 219 queixas em julho de 2019 para 131 em julho de 2020.

As denúncias de violência doméstica mantiveram a tendência de queda, mas de forma menos acentuada, de acordo com a secretaria. A redução foi de 3,65% e representa 118 queixas a menos, na confrontação dos dois julhos - 3.231, em 2019, caindo para 3.113, em 2020.

“Estamos trabalhando de forma redobrada na pandemia e a rede de proteção à mulher está em alerta. Fizemos campanhas de incentivo às denúncias, intensificamos acompanhamentos às vítimas, solicitações de medidas protetivas e celeridade às investigações. As forças de segurança tinham em seu planejamento a possibilidade de o isolamento social favorecer a violência contra a mulher", comentou a gestora do Departamento de Polícia da Mulher (DPMUL), delegada Julieta Japiassu.

"Redirecionamos esforços para aumentar a prevenção e a repressão. Mas não podemos comemorar. Sabemos que há ainda subnotificação, especialmente quando falamos de crimes cometidos por pessoas muito próximas, muitas vezes dentro dos lares, e é preciso denunciar, ter amigos, parentes e vizinhos vigilantes contra os agressores”, completou a delegada.

Onde e como denunciar

Atualmente, Pernambuco conta com Delegacias da Mulher em Santo Amaro (Recife), Prazeres (Jaboatão dos Guararapes), Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Vitória de Santo Antão, Goiana, Caruaru, Surubim, Afogados da Ingazeira, Garanhuns e Petrolina.

Onde não houver uma unidade especializada, a população pode procurar qualquer delegacia de Polícia Civil mais próxima.

Fonte: Folha de PE

Nenhum comentário:

Videos reportagem