Caixa suspende por fraude milhares de contas digitais usadas para auxílio emergencial

Por suspeita de fraude, a Caixa Econômica Federal suspendeu "centenas de milhares" de contas poupança digital, movimentadas pelo aplicativo Caixa Tem e usadas para auxílio emergencial, afirmou o presidente do banco, Pedro Guimarães, nesta terça-feira (21).

"Todos os bloqueios são suspeita de fraude", falou ao portal InfoMoney. Guimarães explicou que as pessoas afetadas poderão pedir o desbloqueio, comparecendo a uma agência da Caixa e comprovando a identidade.

"Quando a pessoa vai à agência e mostra que é ela mesma, nós liberamos rapidamente. Se ela não for, ficará sim bloqueado, porque essa questão de fraude nesse momento de pandemia é inaceitável", detalhou.

As fraudes teriam se originado no início dos cadastramentos. Como muitas pessoas não tinham celular, a Caixa permitiu que mais de uma conta fosse vinculada a um mesmo aparelho. Esse teria sido o "cerne da fraude".

"Temos as provas de que a grande maioria foram utilizadas por hackers. Mas algumas pessoas são pessoas honestas que foram penalizadas", acrescentou o executivo. Os responsáveis, disse, já foram identificados, e serão rapidamente penalizados.

Fonte: JC

Nenhum comentário:

Videos reportagem