Especialista alertam sobre crimes praticados na internet

Após a sanção da Lei de Crimes Cibernéticos em 2012, que tipificou uma série de delidos cometidos na internet no Brasil, o número de casos registrados no país vem aumentado, e Pernambuco não foge desta realidade. 

Em entrevista à Rádio Alternativa FM o chefe do comunicação da Polícia Federal de Pernambuco, Giovani Santoro, revelou que no estado de Pernambuco os crimes mais registrados e comuns são crimes contra a honra, como difamação, calúnia e injúria, seguidos de fraudes e invasão de contas bancárias. 

Quando alguém é vítima de crime cibernético deve procurar a delegacia, onde deve apresentar provas do crime, como por exemplo prints da difamação, injúria ou calúnia em redes sociais, e nestes caso a Polícia Civil vai cuidar do caso, mas em casos de pedofilia, homofobia, tráfico internacional de pessoas, a Polícia Federal realiza a investigação.

Em casos de crimes como injúria, difamação e calúnia, não dá prisão, mas a vítima pode entrar com ação civil, onde a pessoa pode reparar o dano através de indenização.

Ouça mais detalhes na entrevista:



Nenhum comentário:

Videos reportagem