O Maracatu feminino Coração Nazareno, idealizado e coordenado pela Associação das Mulheres de Nazaré da Mata (AMUNAM), foi selecionado entre 350 premiados no País pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC/MinC), através do Prêmio Cultura Populares. A divulgação oficial foi realizada através do Diário Oficial da União (DOU), na última segunda-feira (21/10).
— MinistérioDaCultura (@CulturaGovBr) October 22, 2013
O Prêmio tem como objetivo reconhecer a atuação de Mestres e Grupos/Comunidades responsáveis por iniciativas exemplares que envolvam as expressões das culturas populares brasileiras.
De acordo com o Edital, entende-se por iniciativas exemplares, as que envolvam as expressões das culturas populares brasileiras como ações e trabalhos, individuais ou coletivos, que fortalecem as expressões culturais populares, contribuindo para sua continuidade e para a manutenção dinâmica das diferentes identidades culturais no Brasil.
O Maracatu Coração Nazareno, foi fundado em 2004, na categoria Baque Solto é o único do Brasil formado unicamente por mulheres, conta com a participação de 72 mulheres ente crianças, adolescentes, jovens, mães das meninas e sócias atendidas pela instituição. É através da expressão cultural do maracatu que as mulheres do município de Nazaré da Mata têm oportunidade de garantir a continuidade desse folguedo popular para novas gerações, além de estar possibilitando a formação de agentes culturais.
Através das oficinas de artes as crianças e adolescentes, jovens e mulheres da AMUNAM confeccionam toda a indumentária e adornos necessários para o desfile do maracatu. Ao pregar às lantejoulas as mulheres discutem os motes a serem cantados nas apresentações. As principais temáticas escolhidas são loas que levem ao público refletir através de versos que falem de cidadania, gênero e violência.
O Maracatu Coração Nazareno é umas das formas que a AMUNAM encontrou para levar a delicadeza, a leveza, feminilidade e a fortaleza da mulher a um ambiente formado prioritariamente por homens. Com atuação através destes projetos sociais temos conseguido minimizar os índices de violência sexual e doméstica, drogas, prostituição infanto-juvenil, além de incentivar o vínculo familiar estimulando a formação de cidadãs com consciência crítica para a discussão de políticas públicas.
Desde que foi fundado, o maracatu tem participado de festivais e encontros de cultura no Estado.
A coordenadora da AMUNAM, Eliane Rodrigues comemorou o resultado da premiação conquistada pelo maracatu:


Nenhum comentário:
Postar um comentário