Celpe alerta para cuidados com fogos e fogueiras próximos à rede elétrica

Os tradicionais festejos juninos requerem cautela por, geralmente,estarem associadas a fogueiras e fogos de artifício. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) alerta para os riscos de brincadeiras próximas à rede elétrica e orienta cuidados que podem preservar a festa longe de acidentes. Desrespeitar as advertências pode provocar curtos-circuitos e interrupção do fornecimento de energia, além do risco de queimaduras e ocorrências de maior gravidade.

O primeiro cuidado é manter a distância da rede elétrica e não acender fogueiras sob os fios, nem soltar fogos de artifício na direção de postes e condutores. Da mesma forma, não se deve utilizar os postes, nem os cabos elétricos para instalar as tradicionais bandeirinhas e balões ou fixar qualquer outro tipo de enfeite. É importante que o correto entendimento sobre os procedimentos de segurança sejam aplicados para que não ocorram imprevistos.

Em eventos de maior porte, como shows e concursos de quadrilhas, é recomendável ter  uma proteção elétrica nas instalações que contemplem a distribuição das cargas e proteção seletiva, através do uso de disjuntores termomagnéticos, relés adequados e aterramento elétrico. Isso porque, em caso de falhas, somente o trecho defeituoso é desligado.

Outro alerta é relativo a balões. A Celpe adverte que soltar balões é crime e constitui uma brincadeira de altíssimo risco, especialmente se o balão encontrar um fio energizado, nas nossas redes ou subestações. As consequências são imprevisíveis. 

Nas ruas e praças, a recomendação é que as bandeirolas, faixas e outros adereços devam ser confeccionados com materiais isolantes e de modo algum podem ser afixados próximos da fiação elétrica. De acordo com as normas de segurança da Celpe, postes e padrões de energia não podem ser utilizados para amarrar qualquer tipo de enfeite ou adereços. Também não é permitida a fixação de adornos, painéis, bonecos de pano, e artifícios de decoração, próximo à rede elétrica.

A montagem de barraquinhas, camarotes, arquibancadas, palanques, palcos e a utilização de veículos de som devem levar em conta a distância mínima de segurança (1,5 metro) em relação à rede elétrica. Durante a montagem e a desmontagem das estruturas, os operários deverão ficar atentos a essa distância e manusear ferramentas e peças metálicas com cuidado.


INFORMAÇÕES                                          
Unidade de Relações com a Imprensa  |  PRRI

Nenhum comentário:

Videos reportagem