O Recife foi escolhido como a
primeira cidade do Nordeste e a terceira no Brasil a participar da 4ª edição da
campanha internacional “Informar Mulheres, Transformar Vidas”, promovida pelo
The Carter Center, organização fundada pelo ex-presidente dos Estados Unidos
Jimmy Carter, e voltada para promover a divulgação de serviços e
informações sobre questões como direitos e rede de acolhimento.
A iniciativa, que reúne 13
cidades em cinco continentes, tem como foco ampliar o acesso de mulheres a
informações sobre serviços públicos essenciais e prevê apoio financeiro de até
US$ 50 mil para a execução das ações locais.
Com a adesão, o Recife vai
intensificar estratégias de comunicação para garantir que mais mulheres tenham
acesso a informações sobre seus direitos, mecanismos de denúncia e
oportunidades de inclusão social e produtiva. O enfrentamento à violência de
gênero é o eixo prioritário da campanha na capital, que deve mobilizar centros
de referência e outros equipamentos da rede municipal de atendimento.
De acordo com a secretária da
Mulher do Recife, Glauce Medeiros, a ação fortalece o alcance dos serviços já
existentes. “A iniciativa vai ampliar a capilaridade das informações
essenciais, alcançando mulheres que vivem situações de violência ou que podem
apoiar outras a romperem o ciclo da violência”, afirmou.
O município conta atualmente com
uma rede estruturada de acolhimento, formada por equipes multidisciplinares.
Entre os equipamentos, estão o Centro de Referência Clarice Lispector, em Santo
Amaro, que funciona 24 horas, e o Serviço Especializado e Regionalizado Clarice
Lispector, no bairro de Areias. A rede também possui unidades descentralizadas
em cinco Compaz espalhados pela cidade.
A campanha internacional busca
apoiar cidades na criação de estratégias inovadoras de comunicação, envolvendo
governo, sociedade civil e iniciativa privada. Ações culturais, mídias
tradicionais e plataformas digitais estão entre as ferramentas usadas para
aproximar informações de quem mais precisa.
No Brasil, apenas Rio de Janeiro
e São Paulo já haviam integrado edições anteriores da campanha. A inclusão do
Recife, segundo o Carter Center, reconhece os avanços da cidade no
fortalecimento de políticas públicas voltadas para mulheres.
Fonte: Diário de Pernambuco.
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