Mesmo com chuva, Maracatu Coração Nazareno brilha no 29º Festival de Inverno de Garanhuns


Na tarde desta segunda-feira (22), mesmo debaixo de chuva, as mulheres do Maracatu Coração Nazareno, organizado e idealizado pela Associação de Mulheres de Nazaré da Mata (Amunam), deram um show no Palco Cultura Popular no 29º Festival de Inverno de Garanhuns (Fig). Depois de 2 anos sem se apresentar no evento elas retornaram mais fortes do que nunca, trazendo nas loas um discurso político e social em cerca de 30 minutos de apresentação. O público, por sua vez, que não arredou o pé de lá, manteve-se atento ao grupo aplaudindo a apresentação do maracatu.
A coordenadora do grupo e musicista Lucicleide Silva celebra a apresentação do Coração Nazareno no festival. “Muito bom fazer parte da grade do Fig, a população de Garanhuns nos acolheu de braços abertos”, comemora.  Esta é a quarta vez do maracatu no agreste e para Lucicleide participar de festivais como esse é uma oportunidade de mostrar o potencial das mulheres de Nazaré da Mata. “Seja musicista, cabocla ou mestra, nós estamos fazendo a cultura popular acontecer”, afirma.
Para a Mestra Cristiane Mota, levar o Maracatu Coração Nazareno ao Fig é uma oportunidade de mostrar a força e o talento das mulheres na cultura popular. “Nós podemos ocupar qualquer espaço, porque lugar de mulher é onde ela quiser”, ressalta.  O grupo aproveita o espaço também para dar o recado a respeito da violência contra a mulher, protagonismo feminino e sobre o cenário político. “A gente brinca e encanta, mas também sabe protestar”, defende Cristiane. 
Durante a apresentação, o Mestre André de Lica deu uma palinha e lembrou da última participação no festival. Neste ano o Maracatu Coração Nazareno completa 15 anos de história e como parte das comemorações do aniversário do grupo acontece durante o ano oficinas e atividades na sede da Amunam, em Nazaré da Mata-PE. Acompanhe a programação aqui no blog.




Nenhum comentário:

Videos reportagem