Até julho, todos os serviços relacionados à
Previdência Social serão acessados apenas por canais digitais e eletrônicos e
pelo número de atendimento telefônico 135. O segurado só terá necessidade de ir
à agência em caso de exigência específica, como na complementação de
documentação ou para fazer perícia para auxílio-doença, com agendamento feito
pela internet.
A
informação é do secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis
Felipe Monteiro, em entrevista ontem (20) ao programa Brasil em Pauta, da TV
Brasil.
Segundo
o ministério, ao todo 90 serviços serão digitalizados. Entre eles, a
solicitação de aposentadoria por tempo de contribuição, recebimento de
salário-maternidade, obtenção de extrato de pagamento de benefício e geração de
guia da Previdência.
“Estamos
em um projeto de transformação digital da Previdência. Todos os requerimentos,
todos os serviços do INSS [Instituto Nacional do Seguro Social] estarão
disponíveis nos canais digitais de forma simples, para que o cidadão tenha
todas as informações na primeira tela, com ícones intuitivos”, disse Monteiro.
O
cidadão poderá acessar os serviços pelo site do instituto ou pelo aplicativo
Meu INSS. O secretário informou que o objetivo é facilitar o atendimento pelo
número 135, automatizando os procedimentos.
Agências
O
segurado só terá necessidade de ir às agências da Previdência em caso de
exigência específica, como na complementação de documentação. Também há casos
em que será necessário se deslocar, como para fazer perícia dentro do processo
e obtenção do auxílio-doença. Contudo, o agendamento desse procedimento pode
ser feito pela Internet.
Até
2020, de acordo com o secretário, a meta é que mil serviços de diversas áreas
do governo sejam digitalizados. Entre os objetivos, está a unificação dos
canais digitais. Em abril, o governo anunciou a unificação dos sites de órgãos
vinculados ao Executivo ao portal GOV.BR.
Segundo
Monteiro, com isso, a expectativa é economizar até R$ 100 milhões que eram
gastos com a manutenção das páginas de ministérios e outros órgãos da administração
direta. Ele acrescentou que, dentro das iniciativas de transformação digital do
governo, também está prevista a disponibilização de processos facilitados para
abertura de empresas pela Internet.
“Um
serviço digital oferecido no canal digital é 97% mais barato do que o mesmo
serviço oferecido pro um canal presencial. Esses serviços são mais baratos,
mais rápidos e mais agradáveis para os clientes”, afirmou.
Fonte:
Agência Brasil
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