Sisu já recebeu mais de 1,6 milhão de inscrições; veja onde estão as vagas em Pernambuco

O prazo para se inscrever - ou modificar uma inscrição já realizada - no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) se encerra nesta sexta-feira (25). Até as 20h dessa quarta (23), o Ministério da Educação (MEC) registrou 911.309 inscritos e 1.646.168 inscrições, considerando as duas opções de curso dos candidatos.


De acordo com o MEC, "durante o dia, em alguns momentos, foi registrada a lentidão do sistema em razão do enorme volume de acessos, que chegaram a 500 mil simultâneos. Na terça-feira (22), os acessos simultâneos chegaram ao pico de 350 mil". A recomendação da área técnica do órgão é que o estudante com dificuldade de acesso atualize a página de inscrição antes de preencher os dados.

É por meio do Sisu que os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 podem pleitear uma vaga nas instituições de ensino. O sistema substituiu os antigos vestibulares feitos individualmente pelas universidades e oferece, para o primeiro semestre de 2019, um total de 235.476 vagas de 129 instituições públicas de todo o país.


Entre as universidades e institutos federais do estado, 15.094 vagas são oferecidas. Dessas, 14.284 são disponibilizadas em solo pernambucano, já que das 1.610 vagas ofertadas no sistema pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), apenas 800 são nos campi de Petrolina e Salgueiro. As demais são oferecidas nas unidades da Bahia e do Piauí. Pelo site do Sisu, os candidatos podem consultar de forma detalhada as vagas por curso, instituição ou município

As inscrições no Sisu vão até as 23h59 desta sexta. Só podem concorrer a uma das vagas oferecidas estudantes que participaram dos dois dias do Enem 2018, ou seja, que compareceram às provas nos dias 4 e 11 de novembro do ano passado. Outra exigência é não ter zerado a prova de redação do exame. Nesta edição do Enem, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 112.559 candidatos zeraram a prova.

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Videos reportagem