.

.

Revisão biométrica inicia em quatro cidades da Mata Norte

Os eleitores de Condado, Itaquitinga, Lagoa de Itaenga e Paudalho integram a lista dos 45 municípios que iniciam, nesta terça- feira (18), o recadastramento biométrico. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco a meta é realizar a biometria de cerca de 1 milhão de eleitores.


A revisão do eleitorado será presidida pelo juiz da Zona Eleitoral a qual pertence a cidade e o procedimento é obrigatório para todos os eleitores em situação regular. Inclusive os maiores de 70 anos, que desejarem continuar votando, além dos menores de 18 anos.
Para o atendimento a Justiça Eleitoral recolherá as impressões digitais de todos os dedos da mão, além de uma fotografia digitalizada do eleitor no momento da atualização dos dados. Ainda serão inseridos o número e a origem do documento de identificação do eleitor e, quando possível, o número do CPF.

Para realizar o recadastramento, o eleitor precisa levar um documento que comprove a residência no município em que será feita a coleta biométrica. Quem não realizar o recadastramento a tempo poderá ter restrições no CPF, perder benefícios de programas sociais como o Bolsa Família, deixar de fazer matrículas em instituições de ensino, obter passaporte e assumir cargos públicos.

META- Na Mata Norte já concluíram o cadastramento biométrico as cidades de Glória do Goitá, Nazaré da Mata, Timbaúba, São Vicente Férrer, Goiana, Camutanga, Aliança, Macaparana, Vicência, Carpina, Lagoa do Carro, Chá de Alegria, Tracunhaém e Buenos Aires. Dos 184 municípios do Estado, um total de 130 já realizaram o cadastro biométrico.
A Justiça Eleitoral quer implantar, até 2020, o sistema biométrico no processo eleitoral brasileiro para garantir a segurança. Com a identificação biométrica não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, tornando assim ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico. 

O agendamento para o recadastramento biométrico pode ser feito no Site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco através do : http://apps.tre-pe.jus.br/agendabio/publico/solicitarAgendamento.do?acao=load .

Fonte: Voz do Planalto

Nenhum comentário:

Videos reportagem