PERIGOS DA AUTOMEDICAÇÃO FOI TEMA DO PROGRAMA ESPAÇO DA MULHER

O programa Espaço da Mulher, apresentado por Eliane Rodrigues recebeu nesta sexta – feira (30.11), o farmacêutico Erico Farias da Farmácia Bio Qualy.  Os comentários foram de Helena Roberta.


A automedicação é vista por muitas pessoas como uma solução rápida para aquela dor ou qualquer outro sintoma que as estão incomodando. Pode ser uma dor de cabeça, muscular, abdominal, e diversas outras perturbações como alergias, ansiedade, cansaço, dentre outros. Como já estão acostumadas a sempre tomar o mesmo remédio, então, quando pressentem o sintoma indesejado, vão até a farmácia e compram os medicamentos sem prescrição recente.

“O remédio que achamos que é o certo para nosso alívio pode até resolver no momento, mas também pode trazer uma série de outras complicações no futuro. Isso porque, se você não é um profissional da saúde, não conhece as especificidades de cada medicamento e as necessidades do organismo quando está com alguma dor ou doença” explica o farmacêutico Erico Farias.



E a lista de problemas quanto à automedicação não para por aí. Às vezes, um remédio pode cortar o efeito de outro.

Por isso, é imprescindível consultar um médico quando sentir qualquer dor ou perturbação recorrente ou persistente, e não fazer uso de remédios continuamente sem orientação. As consequências podem ser mais sérias do que imaginamos.

OUÇA O PROGRAMA NA ÍNTEGRA:

Nenhum comentário:

Videos reportagem