.

.

Nazaré da Mata recebe a Mostra Projeto Acorda neste domingo


As Ações Coordenadas em Dança – Acorda, projeto de incentivo e disseminação da dança popular, realizam uma mostra cultural neste domingo (25), a partir das 16h, no Parque dos Lanceiros, em Nazaré da Mata, zona da Mata Norte.

O evento, que é gratuito, contará com a apresentação de coreografias feitas pelos participantes do projeto, marcando o encerramento da ação no município. A iniciativa conta com o apoio do Funcultura e já passou por Água Preta e pelo Recife.


Em Nazaré, as aulas começaram no dia 10 e seguem até 25 de novembro, dia da mostra, das 9h às 12h e das 13h às 16h, no Colégio Santa Cristina. O Acorda usa como base a dança Brasílica, metodologia criada pelo Balé Popular do Recife, que preserva a cultura e a história do Nordeste e tem raiz nas manifestações populares, como caboclinho, maracatu, frevo, reisado, entre outros ritmos. Dividido em quatro ciclos, o formato contempla os ciclos carnavalesco, junino, afro-ameríndio e natalino, a serem trabalhados na formação.
Idealizado pelos bailarinos e pesquisadores Christianne Galdino, Pedro Pernambuco e Carmem Queiroz, ao lado da produtora cultural Carla Navarro, as Ações Coordenadas em Dança – Acorda, capacitam, fortalecem e preservam a dança popular por meio de oficinas gratuitas.

“O projeto tem sido muito bem aceito e estamos muito felizes com os resultados. As pessoas estão se mostrando interessadas em dar continuidade dos grupos formados pelo Acorda e esta é a semente que queremos plantar, a da disseminação e preservação da Dança Brasílica”, destaca Carla Navarro. “Esta mostra é um exemplo de como o nosso trabalho tem sido produtivo, pois é o ápice da formação do grupo que veio trabalhando a dança conosco neste período”, finaliza.

Além do espetáculo de dança, a mostra contará com a presença do Ioiô Fenix, que promoverá um campeonato de brincadeiras com a criançada, com quebra-panela e sorteio de brindes, entre outras atividades. O Acorda conta ainda com o apoio da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco.

SERVIÇO:

MOSTRA PROJETO ACORDA – Domingo (25/11), às 16h, no Parque dos Lanceiros (Rua Coelho Neto, 244, Nazaré da Mata).

Evento aberto ao público

Nenhum comentário:

Videos reportagem