.

.

FormaSUS abre inscrições para nível superior

Começaram, no segunda-feira (21.05), as inscrições do FormaSUS, mais uma ação do Governo de Pernambuco para formar profissionais capacitados na área de saúde. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), oferece bolsas de ensino integrais em cursos de saúde de nível superior para candidatos que concluíram o ensino médio em Pernambuco - seja em escolas públicas ou privadas como bolsista integral. Serão disponibilizadas 104 bolsas para os cursos de medicina, biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e tecnólogo em radiologia. Este ano houve aumento na oferta de bolsas integrais para medicina.



As inscrições devem ser feitas no site do FormaSUS (formasus.saude.pe.gov.br). Também estão disponíveis na plataforma o edital da seleção, arquivo com perguntas frequentes e manual explicativo sobre o processo. As inscrições seguem até o dia 3 de junho. Confira o edital:( http://portal.saude.pe.gov.br/sites/portal.saude.pe.gov.br/files/edital_formasus_2018_nivel_superior_0.pdf). 

As 104 vagas são distribuídas entre 16 instituições de ensino superior localizadas em seis municípios pernambucanos. São eles: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Caruaru e Belo Jardim. As bolsas integrais de estudo ofertadas são oriundas das contrapartidas das instituições de ensino privadas conveniadas, que inserem estudantes em estágios na Rede Estadual de Saúde.

NÍVEL TÉCNICO - Já as inscrições para o processo seletivo para os cursos de nível técnico em saúde iniciarão no dia 4 de junho. Os interessados terão até 17 de junho para se inscrever na seleção, também pelo site do FormaSUS. O edital estará disponível no dia 1º de junho, no Diário Oficial do Estado, no site da Secretaria Estadual de Saúde (portal.saude.pe.gov.br) e do Programa FormaSUS (formasus.saude.pe.gov.br).

PROGRAMA – Criado por meio de decreto em 2011 e transformado em lei estadual em 2013, o FormaSUS está em seu sétimo ano. Entre 2012 e 2017, foram ofertadas 495 bolsas de nível superior e 667 bolsais integrais de estudo para cursos técnicos. As bolsas integrais são uma contrapartida das instituições de ensino privadas que utilizam a unidades da rede estadual de saúde como campo de estudo e prática para a formação de seus estudantes.



Videos reportagem