.

.

TRE-PE inscreve mesário voluntário para as eleições 2018

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) está com a campanha mesário voluntário, que tem o objetivo de estimular e conquistar a colaboração de eleitores cidadãos e estudantes universitários para o exercício das atividades de mesário e preservando de forma democrática a transparência no processo eleitoral e estimulando o envolvimento da comunidade junto com os servidores da Justiça Eleitoral.


Para ser mesário voluntário o eleitor tem ser maior de 18 anos, está em dia com a justiça eleitoral. Os eleitores voluntários terão os benefícios de ser dispensado do serviço, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem, pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições. Ser mesário também é critério de desempate para promoção de servidor público, levando-se em conta o número de vezes em que prestou serviços à Justiça Eleitoral e critério de desempate para provimento de cargos, mediante concurso público, no âmbito do Tribunal Eleitoral, se previsto em edital.

Se o eleitor é universitário e estuda em Instituição de Ensino conveniada com o Tribunal Regional Eleitoral pode transformar as horas trabalhadas para a Justiça Eleitoral em horas de atividades extracurriculares necessárias a sua formação.

A conversão das horas utilizará os seguintes parâmetros, contadas sempre em dobro: 04 (quatro) horas referentes ao treinamento de Mesário; 12 (doze) horas referentes às atividades desenvolvidas para realização do 1º turno e 12 (doze) horas referentes às atividades desenvolvidas para realização do 2º turno, se houver.

Os eleitores que não podem ser mesário são os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive, e bem assim o cônjuge; Os membros de diretórios de partido político, desde que exerçam função executiva; As autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo e os que pertencerem ao serviço eleitoral. Para fazer a inscrição para ser mesário voluntário é através deste link: http://www.tre-pe.jus.br/eleitor/mesario-voluntario/mesarios-voluntarios


Fonte: Voz do Planalto

Videos reportagem