.

.

Presidente da República e Ministro da Cultura serão homenageados pela Amunam, nesta segunda-feira, no DF

O presidente da República, Michel Temer e o Ministro da Cultura, Marcelo Carelo, recebem, na próxima segunda-feira, 07 de novembro, às 19h, durante solenidade, do Mérito Cultural 2016, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), uma gola de maracatu, produzida pelas mulheres da Associação das Mulheres de Nazaré da Mata (Amunam), por meio do Ponto de Cultura Engenhos dos Maracatus. 
A entrega do presente será realizada pela idealizadora e coordenadora executiva do Maracatu Feminina Coração Nazareno, Eliane Rodrigues, durante a 22ª edição da OMC, em que o Maracatu Feminino de Baque Solto Coração Nazareno, será agraciado com uma comenda, em razão da importante contribuição prestada à cultura do Brasil.
A peça, avaliada em R$ 500 cada, foi produzida por um grupo de agricultoras rurais participantes das oficinas de adereços carnavalescos, ofertado pelo Ponto de Cultura. 

A obra, símbolo principal das tradições da cultura popular brasileira – o maracatu rural feminino-, foi produzida à mão, e leva aproximadamente oito mil lantejoulas e miçangas.

 A homenagem representa a maior condecoração da cultura brasileira realizada pelo MinC.

História - O Maracatu Feminino de Baque Solto Coração Nazareno foi fundado em 08 de março de 2004 (Dia Internacional da Mulher), pela Associação das Mulheres de Nazaré da Mata – Amunam. Atualmente, o grupo é formado por 72 mulheres, com idades dos 8 aos 80 anos. 

Patrimônio Imaterial do Brasil, o maracatu, surgiu com o objetivo de inserir as mulheres atendidas pela Associação nas manifestações de cultura popular, que, até a década de 90 era predominantemente realizada por homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Videos reportagem