Mastectomia: Entenda a cirurgia

Mastectomia é o nome da cirurgia de remoção completa da mama. É um dos tipos de tratamento cirúrgico para o câncer de mama.  Fonte:  wikipedia 

Nesta semana a atriz Angelina Jolie declarou que foi submetida a uma dupla mastectomia preventiva, após a descoberta de uma mutação genética que aumentaria a probabilidade da estrela ter um câncer de mama e de ovário. No caso da atriz foi detectado um gene “falho” BRCA1, que está ligado ao desenvolvimento de câncer, e representa um risco cumulativo. Esse grupo seriam as pessoas com alto risco de desenvolver a doença, que são aquelas que apresentam histórico familiar de pelo menos duas pessoas e o gene BRCA1.


No mundo, os casos de câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).


Hoje existem outras formas de redução do risco de câncer de mama, embasadas por pesquisas mais sólidas, tais como a terapia preventiva com tamoxifeno. Além disso, a mamografia pode detectar os cânceres em fase inicial, onde as chances de cura são maiores que 95%, com cirurgia conservadora da mama.


Fonte : site: hope.org.br 



Nenhum comentário:

Videos reportagem