Candidatos do Enem escolhem realização das provas em maio, mas data não é definitiva

O mês mais votado para a realização do Enem 2020 na consulta pública foi maio de 2021. Quase metade dos 1,1 milhão de candidatos que participou da enquete escolheu que o Enem impresso seja em 2 e 9 de maio de 2021, e o modelo digital em 16 e 23 de maio. Foram 553.033 estudantes, o que representa 49,7%, que optaram por essas datas. Isso não quer dizer que as avaliações acontecerão nesses dias. Segundo o Inep, ainda serão ouvidos secretários estaduais de Educação e representantes das universidades públicas e privadas para só depois anunciarem as datas de aplicação do Enem. A previsão é ter esse anúncio em duas ou três semanas.

A alternativa de realização do Enem em janeiro foi a segunda mais votada, com 35,3% dos votos, o que deu um total de 392.902 estudantes. Para o Enem em dezembro, houve votos de 167.415 candidatos, um índice de 15% do total de votantes.

"O resultado da consulta pública é uma sinalização importante que temos que os candidatos não querem o Enem este ano. A opinião deles é importante, mas a data não é definitiva. As datas das provas podem ser diferentes das que foram colocadas na enquete. Por isso é importante ouvir os secretários de Educação, para saber quando eles estão planejando o retorno das aulas. E as instituições de ensino superior também, quando elas pretendem voltar", diz o presidente do Inep, Alexandre Lopes.

Entre as entidades que o Inep deve conversar estão o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que reúne os reitores das 69 universidades federais brasileiras.

PARTICIPAÇÃO

O Enem 2020 teve um total de 5.783.357 de inscritos. Desse universo, apenas 19,3% participaram da consulta pública, que foi encerrada na última terça-feira (30). A enquete começou em 20 de junho. Somente inscritos na avaliação puderam votar.

As provas estavam inicialmente marcadas para novembro, mas por causa da pandemia do novo coronavírus tiveram que ser adiadas, já que todas as redes de ensino no Brasil, entre públicas e privadas, suspenderam as aulas presenciais. Houve uma grande pressão da sociedade para que o Ministério da Educação decidisse pelo adiamento do exame.

SISU

Se o Enem 2020 for realmente realizado em maio, os vestibulandos só vão ingressar no ensino superior público, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no segundo semestre de 2021. Isso porque entre a aplicação das provas, correção dos testes e inscrição no Sisu há um intervalo de pelo menos dois meses. E o Sisu só é feito com o resultado do Enem.

Na última edição do Sisu, em janeiro deste ano, foram disponibilizadas cerca de 237 mil vagas em 128 universidades públicas brasileiras, que acabaram com seus vestibulares. A seleção dos novos alunos acontece pelo sistema organizado pelo MEC.

Todas as quatro universidades públicas de Pernambuco participam do Sisu: as federais UFPE, UFRPE e Univasf, além da estadual UPE. Também integram os institutos federais IFPE e IF do Sertão. No início deste ano, essas seis instituições ofertaram quase 15 mil vagas em cursos superiores.

Fonte: JC

Nenhum comentário:

Videos reportagem