O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
prorrogou - até o dia 10 de julho - o atendimento remoto aos seus segurados e
beneficiários em razão da pandemia da Covid-19.
A
portaria, que normatiza a prorrogação, foi publicada hoje (22) no Diário
Oficial da União, e prevê o retorno gradual do atendimento presencial nas
agências no dia 13 de julho.
Com
a reabertura, serão priorizados, nesta primeira fase, serviços de perícia
médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa
e reabilitação profissional.
Segundo
o INSS, o retorno destes serviços visa dar celeridade aos processos, uma vez
que precisam essencialmente do atendimento presencial.
Para
isso, o segurado deve realizar o agendamento pelo site ou aplicativo do Meu
INSS ou pelo telefone 135.
“Segurados
sem agendamento não serão atendidos nas agências, para evitar aglomerações,
conforme determinações do Ministério da Saúde”, destacou o INSS, em comunicado.
Os
serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento
continuam pelos canais remotos (Meu INSS e telefone 135).
Além
disso, o regime de plantão para tirar dúvidas continua nas agências enquanto o
atendimento presencial não for totalmente retomado.
Retomada
do atendimento nas agências
A
retomada do atendimento considerará as especificidades das 1.525 agências da
Previdência Social em todo o Brasil, que deverão oferecer condições mínimas de
segurança sanitária.
Elas
também deverão observar as regras de isolamento, quarentena e outras condições
de funcionamento estabelecidas pelos estados, municípios e Distrito Federal.
Cada
unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume
de atendimentos realizados, a organização do espaço físico para o adequado
distanciamento social, as medidas de limpeza e desinfecção dos ambientes e os
equipamentos de proteção individual e coletiva.
De
acordo com o INSS, atualmente 753 agências estão aptas a voltar a funcionar, o
que representa 70% da capacidade de atendimento do instituto. As unidades que
não reunirem as condições necessárias para atender o cidadão de forma segura
continuarão em regime de plantão reduzido para tirar dúvidas.
Fonte:
Agência Brasil
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