.

.

Maracatu Feminino Coração Nazareno abre Encontro dos Maracatus de Nazaré da Mata, na próxima segunda-feira, 12

Na próxima segunda-feira de Carnaval, (12.02), o Maracatu de Baque Solto Coração Nazareno, da Associação das Mulheres – Amunam, realiza, às 8:30h, a abertura oficial do tradicional Encontro dos Maracatus de Baque Solto, em Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte do Estado.  O grupo é o único na história da cultura popular do Brasil, formado exclusivamente por mulheres.


Este é o 14º ano consecutivo, em que o grupo realiza a abertura do evento, desde que foi fundado, em 08 de março de 2003 – Dia Internacional da Mulher.  Inicialmente, o maracatu se concentra na Praça Escrava Ana Rosa, bairro do Juá, e de lá, segue em cortejo até a Praça João XXIII, Centro de Nazaré da Mata, onde realiza uma apresentação no palco montado em frente à igreja de Nossa Senhora da Conceição.

O grupo busca​ valorizar os direitos das mulheres e o protagonismo feminino na cultura. Em seus versos a mestra Cristiane Mota, busca abordar assuntos como direitos da mulher, como enfrentamento à violência de gênero e o assédio sexual contra mulheres, além de outros temas sociais, meio ambientes, saúde, cultura.

Neste Carnaval, o Coração Nazareno vai percorrer três cidades pernambucanas. São elas: Recife, Itamaracá e Nazaré da Mata .

Programação:

10.02 – Sabádo, às 16h, Itamaracá;

11.02 – Recife, às 16:30h, Recife, polo Linha do Tiro;

12.02 – Segunda-feira, às 8:30h, abertura do Encontro dos Maracatus de Baque Solto, em Nazaré da Mata.


Videos reportagem