25 instituições lançam apoio à Amunam/Rádio Alternativa


A Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope) e demais entidades e grupos da sociedade civil abaixo assinados repudiam veementemente a postura da Câmara de Vereadores de Nazaré da Mata que, na sessão plenária desta terça-feira, 31 de março, intimidou os comunicadores da Rádio Alternativa FM, solicitando a retirada dos equipamentos e discursando em favor do “extermínio” de falsos jornalistas que realizaram cobertura que contrariam os interesses dos mesmos. Durante a sessão, também foi informado que será ”regulamentada” a realização de fotos e filmagens durante as sessões em plenário da referida casa legislativa.

Diante do fato, vale lembrar que tal atitude caracteriza-se como cerceamento do exercício profissional do Jornalista e vai de encontro aos preceitos que embasam a Liberdade de Expressão, garantida e assegurada em diversos marcos legais, entre eles, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, Constituição Federal Brasileira de 1988 e Código de Ética dos Jornalistas. Tal direito garante que todos têm o direito à liberdade de opinião e de expressão incluindo a liberdade para ter opiniões sem interferência e para procurar, receber e dar informação e ideias através de qualquer meio de comunicação e sem importar as fronteiras.
Convém lembrar que gravar e transmitir sessões plenárias nas instâncias legislativas não só é obrigação do poder público, pelo princípio da transparência, como direito de qualquer cidadão ou cidadã, jornalista ou não.
Por fim, lembramos que uma imprensa livre é condição fundante para a garantia dos princípios democráticos que norteiam nosso país.
--
Assinam:
Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco,
Grupo Cactos - Gênero e Comunicação,
Fórum de Mulheres do Paulista,
Associação dos aposentados e Pensionistas do Paulista,
Centro Social das Mulheres de Arthur Lundgren II,
Clube de Mães de Paratibe,
Grupo Vitória Régia,
Sindicato dos Tecelões do Paulista,
Articulação Aids em Pernambuco,
Centro Popular de Direitos Humanos (CPDH),
Núcleo de comunicação Caranguejo Uçá,
União da Juventude Socialista - Pernambuco,
Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (ABRAÇO-PE),
Dialógica Comunicação Estratégica,
Centro das Mulheres do Cabo,
Centro de Cultura Luiz Freire,
Casa da Mulher do Nordeste,
Fórum Pernambucano de Comunicação (Fopecom),
Coletivo Feminista Diadorim,
Movimento Zoada,
Blog A Voz de Vitória,
Associação dos Blogueiros de Pernambuco,
Blog da Noélia Brito,
Sindmetro - PE

Nenhum comentário:

Videos reportagem