1º de agosto, Dia Estadual do Maracatu

O maracatu é uma das mais tradicionais manifestações populares de Pernambuco. E de acordo com a Lei Estadual nº 11.506 de 22 de dezembro de 1997, o dia 1º de agosto é comemorado o dia estadual do maracatu.

Em Nazaré da Mata, cidade situada na Zona da Mata Norte do Estado, Capital Estadual do Maracatu, com suas diversidades culturais , além de possuir vários grupos que representam o folguedo, no ano de 2003, a AMUNAM (Associação das Mulheres de Nazaré da Mata) quebrou paradigmas e criou um maracatu composto exclusivamente por mulheres, o Coração Nazareno.O 100% Feminino foi fundado no dia 08 de março.

O folguedo  tem como um dos objetivos inserir as mulheres em um espaço antes predominado apenas por homens. É através da expressão cultural do maracatu que as mulheres do município de Nazaré da Mata têm oportunidade de garantir a continuidade desse folguedo popular para novas gerações, além de estar possibilitando a formação de agentes culturais.

Atualmente é composto por 72 componentes  entre crianças, adolescentes, jovens, mães das meninas e sócias atendidas pela instituição, além de um terno também exclusivamente formado por mulheres.



 

Nenhum comentário:

Videos reportagem