Conheça a história de Eliane Rodrigues e saiba por que a coordenadora da AMUNAM concorre ao 18º Prêmio Claudia

Eliane Rodrigues de Andrade Ferreira nasceu e foi criada na zona Rural de Nazaré da Mata. Desde a infância e adolescência a coordenadora executiva da Associação das Mulheres de Nazaré da Mata, já demonstrava todos os atributos de uma pessoa que seria  no futuro responsável por contribuir para a história do Estado de Pernambuco e país.
Aos 14 (catorze) anos, começou a fazer parte do quadro de bolsista do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nazaré da Mata. Ao completar 16 (dezesseis), passou para o quadro de funcionários, com a incumbência de administrar o Posto Médico e coordenar uma equipe de 7 (sete) pessoas. Após 8 (oito) anos, passou a assessora a Diretoria do Sindicato em suas atividades de campo, inclusive era o auge dos movimentos grevistas. 

Em 1986, conhecedora da realidade das mulheres rurais, o preconceito, discriminação e desigualdade de gênero que o público feminino sofria e percebendo que poderia contribuir para mudar aquele contexto, Eliane Rodrigues decidiu se reunir com aquelas mulheres e lhes mostrar o caminho de viver uma vida mais igualitária e melhor. Os encontros aconteciam em baixo de algumas árvores.

 



Após 2 (dois) anos dessas reuniões, Eliane  juntamente com mais 18 (dezoito) mulheres decidiram fundar a Associação das Mulheres Rurais de Nazaré da Mata, Tracunhaém e Buenos Aires. 



Em meio a vários desafios surgia no município, uma entidade que se tornaria uma referência no Estado através da força e determinação de Eliane Rodrigues e do grupo de mulheres.

A AMUNAM (Associação das Mulheres de Nazaré da Mata) a casa rosa mais respeitada, admirada e reconhecida pela sociedade , sob coordenação da feminista atende crianças em vulnerabilidade sócio econômica , mulheres e suas famílias .


Os projetos e ações  realizados na instituição são referências para entidades , movimentos e outros grupos  que legitimam o trabalho da ONG. 

“Considero meu trabalho compromissado, ousado, inovador e respeitado. Meu compromisso com causas sociais, mas especificamente da mulher em suas várias faixas etárias, vem desde minha adolescência sem nunca haver me afastado, por mais difícil que fosse o problema; Todos os projetos que busquei implantar o fiz com a cara e a coragem, baseado nos interesses e necessidades do público beneficiário, porém contando com a credibilidade, respeito e legitimação dos colaboradores, parceiros e público atendido”.                                                                                                                                Eliane Rodrigues

Para votar em Eliane Rodrigues acesse o link  http://premioclaudia.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Videos reportagem